O cenário universitário brasileiro de e-sports tem novos reis no Valorant: a UFG Eagles. No caso, a equipe da Universidade Federal de Goiás sagrou-se campeã inédita da Copa Aliança Universitária, na cidade de São Paulo. Na grande final, os goianos superaram a Azure Bears, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de virada, por 2×1. As parciais foram 12×14, 13×4 e 13×8.
Mais dos e-sports:
Goiás é escolhido para sediar os Jogos Universitários Brasileiros de 2026;
“Eu acho que nada se compara a jogar num palco onde todos os melhores times do país jogam. Conhecer muito deles também foi único, porque a gente fez amizade com alguns jogadores. Além disso, um campeão mundial entregou o troféu, o Pancada. Então, viver tudo isso foi uma sensação única, acho muito difícil a gente ter algum outro campeonato desse nível do mundo universitário. É nele que você consegue ter essa real sensação de estar na casa do Valorant aqui no Brasil”, destacou Andrei “RaaP”, vice-presidente da UFG Eagles, ao EG.
Na classificatória dois, a UFG Eagles avançou junto com o próprio Azure Bears, Uninassau Griffins (Nordeste) e o IMT Mauá-SP. Posteriormente, nas quartas de finais, os goianos bateram a Unicamp Trions-SP, por 2×0. Em seguida, nas semifinais, superaram a UFU Saints-MG, também por 2×0, até chegarem na decisão e conquistarem o título.
Agora, a temporada atual do Eagles, a princípio, se encerrou. Anteriormente, a UFG também disputou os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Natal, e no Counter Strike (CS), foi vice-campeã. Além disso, para chegar às classificatórias da Copa Aliança, o time de Goiás passou por uma longa preparação, que se estendeu de janeiro até junho ou julho.
“A gente foi uma das poucas organizações que conseguiu levar três lines (elencos) em três modalidades diferentes, né?! Foram os de League of Legends (LOL), Valorant e CS. Então, para nós, foi uma conquista enorme vencer a Copa Aliança, e já estamos ansiosos pela próxima. Agora, espero que outros torneios seletivos acontecem ainda esse ano, que já está marcado na nossa história”, complementou Andrei “RaaP”.