A conquista do Atlético-MG no Brasileirão sub-17 teve, em dose tripla, uma ajuda goiana durante a campanha. No caso, o elenco atleticano, que subiu ao lugar mais alto do pódio, conta com três atletas goianos: Guilherme Vieira, Kauã Henrique (zagueiros) e Arthur Gomide (meia). Todos, inclusive, foram formados no Centro Esportivo Wilson Goiano (CEWG), que fica em Trindade.
Mais da base goiana:
Copa Goiás sub-20 já garante três equipes nas semifinais;
Confira os detalhes dos amistosos entre Brasil e México em Goiânia
Destaques nas categorias de formação do CEWG, Guilherme, Kauã e Arthur chegaram ao Galo mineiro na temporada de 2022. O primeiro e o terceiro, inclusive, já vestiram a camisa da Seleção Brasileira sub-17, no ano passado (2024).
No entanto, as três promessas sempre tiveram em quem se inspirar dentro dos campos desde cedo. Isso porque o centro esportivo pertence ao ex-lateral-direito Wilson Goiano, que registrou passagens marcantes, principalmente, por Goiás e Botafogo. Em entrevista ao EG, o agora advogado, treinador e empresário trindadense destacou o orgulho de poder ver os jogadores em evidência:
“Essa conquista foi sensacional! Ela coroa um trabalho feito a longo prazo nas categorias de base do CEWG. E, agora, estamos colhendo os frutos de tudo isso. Tanto é que, hoje, se analisarmos com cautela, teríamos um time da geração 2009 (17 anos) praticamente campeão brasileiro. Digo isso porque, no momento, há três atletas formados aqui que estão no Palmeiras, cinco no Flamengo, um no Vasco da Gama, além de outros no Goiás e no Vila Nova. Portanto, toda essa rapaziada chegar no profissional é um feito grandioso, em todos os âmbitos”.
Na fase classificatória, o Atlético-MG, em 19 rodada, obteve dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas. No mata-mata, eliminou, em ordem, Flamengo e Athletico-PR, até duelar com o Grêmio na final. No jogo de ida, os gremistas golearam por 4×1, mas na volta, os atleticanos venceram por 3×0 e, nos pênaltis, se sagraram campeões (4×2).