A goiana Gabrielly Vitória conquistou três medalhas no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica Escolar, que foi disputado no Bahrein. Na ocasião, ela obteve o ouro nos 50m livres, a prata nos 200m livres e o bronze nos 50m costas. A atleta nasceu com paralisia cerebral, e atualmente, é bolsista do programa “Pró-Atleta”.
Mais da natação:
Seleção goiana fecha Troféu Chico Piscina sem medalhas e quinto lugar em revezamento
Goianos quebram recordes e levam seis troféus individuais no Centro-Oeste de Natação
Gabrielly começou na natação em 2019, por conta de uma indicação médica para avançar na reabilitação. Contudo, seus desempenhos nos treinamentos chamaram a atenção da comissão técnica, e assim, ela conseguiu integrar o programa governamental. Em 2024, aos 15 anos, a nadadora se destacou no Brasileiro Paralímpico Escolar de Natação sub-18, o que a levou para a Seleção Brasileira e, consequentemente, ao mundial no Bahrein.
“A natação fez uma diferença enorme na minha vida, porque antes eu tinha vergonha da minha deficiência. Quando entrei no esporte paralímpico, eu descobri muitos atletas incríveis que tinham a mesma deficiência que eu, e isso mudou a minha visão. Estou muito feliz em trazer essas medalhas e dar orgulho para o meu país e para o nosso estado”, disse Gabrielly Vitória.
Além dela, o jovem Nirondes Aguiar, de 18 anos, se destacou no Brasileiro Paralímpico Escolar de Natação sub-20. O goiano, que também integra o “Pró-Atleta”, faturou o ouro nos 50m peito, e a prata nos 100m livres. A competição nacional foi disputada nos dias 25 e 26 de outubro (sábado e domingo), em São Paulo capital.