Clube do Centro-Oeste com mais participações e dono das melhores campanhas, o Goiás vai iniciar sua 43ª Série A. Até hoje, o Campeonato Brasileiro teve 66 edições, ou seja, o Verdão esteve presente em 63,6% delas. O seu melhor resultado foi um 3º lugar, em 2005. Conheça mais sobre a trajetória esmeraldina na elite nacional.
Mais do Verdão
Na estreia do Brasileirão, Goiás tenta quebrar um tabu de 16 anos
Atacante e lateral são dúvidas e Goiás terá novidades para estreia
O Campeonato Brasileiro já teve diferentes nomes e formatos. De acordo com a contagem da CBF, a primeira edição ocorreu em 1959, com a nomenclatura de Taça Brasil. O Bahia foi quem faturou aquele título.
Na década de 1960, houve as disputas da Taça Brasil, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça de Prata, antes da formalização do Campeonato Nacional de Clubes. Por muito tempo, a CBF considerou como Campeonato Brasileiro apenas após o ano de 1971, mas posteriormente unificou as competições anteriores.
O Goiás no Campeonato Brasileiro
De qualquer forma, tomando como base os critérios atuais, a primeira participação do Goiás em um Campeonato Brasileiro foi na Taça Brasil de 1967, quando integrou o Grupo Centro e ficou em 3º lugar, atrás de Goytacaz e Rio Branco, sendo eliminado na 1ª fase.
Na década seguinte, voltou a participar do Brasileirão em 1973, fazendo uma boa campanha e terminando em 8º na 1ª fase, que continha 40 clubes. Na 2ª fase, foi o vice-lanterna do Grupo 2, à frente apenas do Fortaleza, e não se classificou.
Ao longo dos anos seguintes, o Goiás se tornou um participante frequente da Série A. Em 1996, finalizou o torneio em 4º lugar, após perder nas semifinais para o Grêmio, que viria a ser campeão. Em 2005, alcançou o ápice ao terminar em 3º lugar, já nos pontos corridos.
Na “pontuação histórica” do Campeonato Brasileiro, o Goiás é o 14º colocado geral, com 1.390 pontos. Além disso, teve o artilheiro da edição em três ocasiões diferentes: Túlio Maravilha (1989), Dimba (2003) e Souza (2006).