Durante o domingo (10), a cidade de Catalão recebeu as emoções do Campeonato Goiano de XCO. A sigla, no caso, se refere ao Cross-Country Olímpico, que pertence ao Mountain Bike (MTB). No total, cerca de 37 categorias aconteceram no evento, divididas entre atletas infantis até os masters.
Mais do ciclismo goiano:
Delegação goiana volta com medalhas do BMX Freestyle Park;
Torneio Goiás de Inverno consagra campeões em oito categorias
Dentre os ciclistas, esteve Raphael Mesquita, que foi campeão na categoria masculina vinculada à “elite acima de 23 anos”. Ele, inclusive, já coleciona outros grandes feitos e títulos dentro do esporte, tanto estaduais quanto continentais:
“Trazer para a cidade de Catalão a principal prova de mountain bike do estado, sendo sincero, vale mais até que vencer. O fato de poder mostrar para a população como é uma disputa dessas é algo que não tem preço. Além disso, poder vencer na principal categoria é ainda mais surpreendente, pois foi bem desgastante, principalmente na última semana. Isso porque além de querer correr para vencer, todos os detalhes da competição passaram por mim. Atualmente, sou um mediador da organização, além de estar no comando do trabalho braçal na pista. Mas, graças a Deus deu tudo certo, e ainda fiquei com a vitória no final das contas”, destaca Raphael Mesquita ao EG.
Vale destacar que o campeonato contou com participantes vinculados ou não à Federação Goiana de Ciclismo (FGC). Além disso, alguns ciclistas federados por outros estados do país, como Minas Gerais e o Distrito Federal, também marcaram presença. O circuito teve, aproximadamente, 5km de distância.